sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

De onde vem minhas pérolas


Tem "vicios" que são bons , aproveitáveis, saudáveis, imprescindíveis....( mas isso é matéria para outro texto...) . Dois dias sem internet e vi o quanto necessito escrever!
Estou lendo (tentando...) uma coletânea de pequenos textos do Rubens Alves que se chama Ostra Feliz Não Faz Pérolas. Além dos textos, poucos aproveitáveis (quanta pretensão a minha, mas...), não gosto do título. Não concordo, na verdade. Não por ser o titulo, mas pelo que descreve. Essa estória de que a pérola seria uma defesa da ostra a gente já sabe e tem que concordar. Mas ele faz uma comparação com a vida. Alega que só o sofrimento traz bons resultados em termos de criatividade - seja escrita, falada, pintada, etc. Não posso concordar ( e ai fica até chato, uma novata discutindo com um mestre!), pois saem de mim as melhores coisas porque , e exatamente porque - estou feliz, de bem com a vida, esperançosa de um mundo novo que está aí para ser vivido, todo meu. Tenho até uma teoria de que exatamente por querer ver o que há lá fora, tentando se abrir para um mundo novo é que a pérola vem. Simples assim. Não como uma defesa, não como dor, não como proteção. Minhas "pérolas "- se é que posso dizer isso- , vem em resposta a uma felicidade sem fim. São uma resposta ao meu bem querer pela vida, pelas pessoas, uma resposta ao amor que me invade cada vez mais. Um amor que reaprendi a conhecer, um amor pela vida!
Anos de boca fechada me fazem refletir assim. A clausura nos cala, nos deixa de lado, nos põe para baixo. Não faz pérolas. Só nos machuca. E isso eu não quero mais pra mim!

3 comentários:

  1. visceral como a felicidade q se obriga a explodir na cara da gente, um turbilhão de emoções ... amor e paixão ... pérolas ? faz um colarzinho com elas, linda rsrsr bjsbjsbjs

    ResponderExcluir
  2. És um ser livre, nada pode te calar! Se é de incentivo que precisas, tem o meu.Pérolas escreves e vives, a cada dia, completas que és. Linda? Muito mais que isso....

    ResponderExcluir
  3. A pérola é a vida, é o amor, o romance, a conquista, um bom vinho com uma belas músicas clássicas. É saborear a luxúria da vida, simples e generoso de ser.


    Lu Cornejo

    ResponderExcluir