terça-feira, 21 de abril de 2009

Prefixos


Hoje acordei com saudades do silêncio . Coisa nada fácil num feriado ao lado de um filho tagarelamente adolescente. Não que tenha feito a escolha simples pelo não falar, mas meu coração parece estar querendo me preparar para algo. E eu, sábia, escuto as palavras deste grande mestre, meu guia. Coisas estão para acontecer, sejam elas boas ou nem tanto, e meu coração parece estar me preparando.
Fiz apostas - todos nós fazemos, dia após dia , minuto a minuto,lépidos segundos, na grande roleta da vida - e elas não me premiaram a contento. Meu lado otimista pergunta: estaria ai a graça da vida? Fiz as escolhas "erradas" ou este era mesmo o caminho a ser percorrido para que eu tirasse algumas pedras e plantasse flores, como disse um dia Cora Coralina? Ou teria sido o outro que tivesse feito suas escolhas erradas, apostando suas fichas , propositalmente ou não - no que já sabia não dar certo? Apostaríamos, nós, como seres incompletos, carentes e incompreensíveis, em coisas já sabendo de suas falhas, de suas pedras enormes no caminho?
Dia de frases e de prefixos. Vem-me as palavras de Guimarães Rosa: "Infelicidade é uma questão de prefixo." Incapacidade também. Incompetência. Incoerência. Incerteza.
Seria o prefixo uma escolha pelo caminho da auto piedade?
Bom, eu escolho não usá-lo. Não este. Não in. Fugo dele. Prefiro pensar que sou feliz, que sou capaz, que sou competente, coerente, certa do caminho a seguir. Sei o que quero. Fiz minha escolha: escolhi viver a Vida. Sei tudo o que ela tem para viver comigo, ao meu lado, de mãos dadas, abraços mornos e beijos ternos, ao encontro de nós mesmas. Pedras pelo caminho, sempre há. Mas retirá-las e colocar no lugar flores, isso a Vida tem me ensinado, isso e muito mais, nos doces finais de tarde ainda ensolarados em que me pega pela mão e me põe no colo para conversar...
Amo a Vida - e ela sabe quanto! - que me compensa com todo esse amor no seu olhar!

Um comentário:

  1. A vida, se for esperta, reconhece teu verdadeiro valor.Por isso te agrada, te afaga, te poe no colo, te cuida tanto. Vales muito e ela sabe bem disso.Mas nbão só ela...

    ResponderExcluir