terça-feira, 5 de maio de 2009

Alice

E viveram felizes para sempre...
Já podia terminar aqui meu texto de hoje. Já saberíamos o fim da estória, como em tantos contos contados ao pé da cama, lidos pela milésima vez ao anoitecer. Muitos, e no fundo, muito iguais.
Tantas estorinhas, tanta ilusão. Crescemos esperando o príncipe montado em seu belíssimo cavalo branco. Procurando sermos perfeitas por dentro e por fora como nossas sonhadas princesas. Lindas, perfumadas, delicadas, suaves bailarinas vestidas de rosa, pés em ponta. A bruxa má, sempre feia, não queríamos - nem queremos - ser.
Muito menos a gata borralheira, antes da transformação.
Como seriam os contos, tantos, se contados de forma real? Nossos príncipes trabalhariam, correriam atrás de ter seu grande castelo. Nossas bruxas estariam ai, pela vida, em qualquer esquina, sala ou escritório, muitas fortes e belas, hoje sempre capazes. Nossos sapos seriam beijados e virariam gente normal.
E onde estão as novas princesas? Batalham, correm atrás de seus sonhos, isso bem sabemos. Mas continuam a se encantar com sapatinhos de cristal (que custam caro...), tiaras brilhantes, vestidos esvoaçantes a esperar a primeira valsa. Se preparam princesas, todos os dias, frente ao espelho da madrasta da vida. E sim, continuam a esperar seu príncipe em seu belo cavalo , agora metálico, e bolso cheio de ouro. O mundo mudou, o tempo passou, e ainda não se contam estórias de heróis de carne e osso, de princesas com celulite. Talvez assim acabaríamos com os sonhos, diriam alguns. Que horror! , diriam outros. As estórias mudaram, nem somos mais os mesmos, mas continuamos fantasiando a vida em coloridas páginas à lápís de cor, perfume de flor.
E para, ainda assim, vivermos felizes para sempre.
Procura a maravilha.
Onde um beijo sabe
a barcos e bruma.
No brilho redondo
e jovem dos joelhos.
Na noite inclinada
de melancolia.
Procura.
Procura a maravilha.
.
Eugénio de Andrade

2 comentários:

  1. Estou fazendo uma campanha de doações para meu projeto da minibiblioteca comunitária e outras atividades na minha comunidade carente aqui no Rio de Janeiro,preciso da ajuda de todas as pessoas de bom coração,pode doar de 5,00 a 20,00´. Doações no Banco do Brasil agencia 3082-1 conta 9.799-3 Que DEUS abençõe todos nos. Meu e-mail asilvareis10@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Buon giorno, Princepessa!!! Como no grande filme La Vitta é bella, te dou o céu em pleno inferno.Tens razão, o mundo não é um conto de fadas, mas deixas ele mais leva a cada texto...Beijo-te!

    ResponderExcluir