terça-feira, 23 de junho de 2009

Sapo?

Recebi um e-mail que me fez rir. Dava dicas, assim posso dizer, para uma mulher não entrar pelo cano, usando essa frase antiga e igualmente engraçada, em relação aos homens. Frases do tipo, " se ele não te quer, não force". Ou "não espere dele a perfeição", ou "saiba onde está pisando". E esta, que achei ótima: " nunca revele tudo a um homem". Acho graça, desculpem-me as crédulas de que esses conselhos servem de algo. Relacionamentos, sejam eles de que naipe ou intenção, sempre são um acesso ao escuro, seja pé ante pé ou um louco mergulho de cabeça. Do simples ficar até o tão sonhado casar, por todas, admito, tanto faz. O mistério que os envolve é o mesmo, assim como nós também o somos. As coisas mudam, o mundo é mutável e incerto. Porque os homens não o seriam? E se o relacionamento é com base neles, não se teria outra resposta.
Se não há convívio, não há como conhecê-los. Só no dia a dia se vê sua real riqueza, seu real valor. E até lá, muitos encontros e desencontros, todos sem nenhuma garantia de retorno. Não é um sim, um não, um gosto ou não gosto. Nada é claro. Tudo é um jogo, em que mais se perde do que se ganha. E quanto mais se conhece, menos se sabe.
Eu, espírito de criança como sou, levo o processo bem de leve, devagar, na boa conversa, na boa risada, mostrando meu lado mais pueril. Sinto-me atraída pelo senso de humor, que, por si só, mostra , pelo menos para mim, inteligência. Mostra o saber lidar.
Já fui - e essa é uma das grandes virtudes do amadurecimento - de sofrer pelos cantos, romanticamente esperando que o outro viesse ao meu encontro. Esperando um retorno, uma aceitação, um agrado. Esperando o tal príncipe encantado montado no cavalo branco. Acho graça quando os reencontro e vejo que estão mais para sapos esperando serem beijados. Eu virei a princesa, dona de mim, o que faz toda a diferença.
Mas tem homens, sim, que valem a pena. A Vida tem me provado isso, todos os dias quando me dá bom dia. Não tenho medo de conhecê-los, e muito menos que me conheçam. Reconheço neles um valer a pena. Mas isso vem com o tempo, meninas. E só para aquelas que sabem o que querem. Talvez não venham montado em belo espécime, nem em lindos cavalos metálicos. Talvez não sejam lindos pelo lado de fora, mas por dentro, garanto, serão belíssimos. Basta vocês os amarem. Como homens, não como sonho. E não tenham dúvida de que, quando se tratar de Amor, assim com letra maiúscula, ah, aí, amigas, nem teremos como fugir... entram em nosso ser e lá se instalam, sem pedir.
E você vai gostar!

2 comentários:

  1. Teu bom humor perante a vida mostra tua beleza ainda maior. Viver ao teu lado é uma delicia com a qual sonho. Tem como te clonar?

    ResponderExcluir
  2. Buon giorno, Princepessa mia! Sou o teu sapo, se quiseres. Beija-me a vontade. Gosto desse teu jeito de levar a vida, que não merece muito mais do que isso. Sabes viver, e passar isso para a gente. Deixa esse teu lado menina te levar, ele é tudo de bom! Bjs com gostinho de doce!

    ResponderExcluir