domingo, 27 de setembro de 2009

Cães


Cães. Sempre tive, desde pequena. Sempre habitaram minhas casas. Pego-me pensando o porque de tanto apego. Transformam nosso vida, como mais um filho, por anos. Prendemo-nos a eles, dependemos de seus carinhos. São bebês para uma vida toda.
Mas , diriam os mais antigos, não se fazem mais cães como antigamente. Não são mais os safados que fugiam de minha casa, voltando descaradamente três dias depois. Não são mais cães de jardim, não fuçam como antes, não mais correm atrás de pássaros, não latem para o leiteiro, não comem mais nossos restos. Desumano? Tenho minhas dúvidas: duravam mais.
Isso me faz lembrar de um, Paquito, o primeiro que fez parte real de minha vida. Um fox paulistinha safado de doer. Cansei de tirar de sua boca restos de pássaros e até de filhotes de gatos intrusos. Cansei de judia-lo com minhas brincadeiras. Era forte, saudável, safo.
Nada dependente. Nada de colos. Nada de frescuras.
Nada de humanices. E tudo de aventuras.
Meu cão de hoje, um daschund cor de mel, é pura manha. Sobra de ninhada. Já nasceu pedinte. Pede aconchego, e ai de quem tirá-lo do meu. Pede massagem - ai de mim se parar. Pede comida, mas só se vier acompanhada de um agrado. Um simpático interesseiro. Um delicioso dependente. Cão de casa, não mais de caça. Ou melhor: cão de colo.
E mais: fica depressivo se não dou a atenção que acha que merece.
É, não se fazem mais cães como antigamente: eles estão cada vez mais humanos...

2 comentários:

  1. Quem o conhece sabe o quão adorável é.
    Deixa-nos de quatro...babando por ele.
    Faça um carinho nele por mim.....
    Meg

    ResponderExcluir
  2. Eita!
    Tah fazendo um ano sem a minha gorda!
    E ainda choro e imagino ela pela casa...rebolando em cima de suas patas
    minúsculas...unhas grandes q faziam barulhinho
    qd ela caminhava...ainda não consigo ter outra amiga...eu a chamava de pilantra..rsss pq ela conseguia td de mim...gostosa!!! O au-au mais lindo do mundo!Era como a sua...Uma dash pelo dourado...tinha um porém.. tinha maquiagem permanente nos olhos...um contorno preto lindo!Ai que saudades!Besos mi rubia!

    ResponderExcluir