segunda-feira, 13 de junho de 2011

Soprando


"E falta sempre uma coisa, um copo, uma brisa, uma frase,
e a vida dói quanto mais se goza e quanto mais se inventa".

No dia em que o meu querido poeta e escritor  - que mais parece um pensador, filósofo - Fernando Pessoa comemoraria mais um aniversário, deparei-me com essa frase - ou melhor chamar de pensamento?  - e parei. Como se a frase me levasse  a pensar, refletir, e mesmo sabendo que ela não fugiria, senti-me impelida a grudar nela - ou ela em mim? Esse homem de tantos homens e  tantos nomes, de tantas frases soltas e poesias completas, de tantos desassossegos que aprendi a  amar  e respeitar. Quem sabe foi o próprio amor que me fez amá-lo mais? Sei lá...Só sei que sigo amando, descoberto e descobridor. Sigo amando, poeta e apresentador. Sigo...
Sim, penso eu, querido perturbador de minhas ideias, a gente sempre sente falta de algo, um algo que nos impulsiona a seguir. Viver até. Às vezes um exagero de querer, por vezes perturbador. Às vezes simples gota, ou beijo na boca. Um palavra que ofende ou afaga. Uma frase que mata a curiosidade - ou nos traz mais. Uma música que nos lembra algo bom. Um olhar que mata a fome. Uma saliva que mata a sede. E assim se vai, do acordar ao dormir - e até enquanto sonhar. Uma busca incessante sem nem o que ou porquê. nem nem para quê. Mas se busca, se vai atrás, se quer mais, e isso move o mundo - o meu, o seu, o dele, o nosso.  Até ai concordo  -  e amo. Uma busca sempre nos faz melhor, nem que seja a busca de nós mesmos e de nosso melhor a dar. Mas eu, entusiasta da vida, meu querido de tantas frase que amo e tantas outras que hei de amar, discordo: a
 vida não dói...o que dói é não viver!
Mas de uma coisa ele tinha razão:

"Se depois de eu morrer, quiserem escrever a minha biografia,
não há nada mais simples.
Tem só duas datas - a da minha nascença e a da minha morte.
Entre uma e outra todos os dias são meus."
Ah, meu poeta além - mar, a gente sobra a vida, mas não sabe onde ela vai dar...

3 comentários:

  1. Você e o poeta maior, belo diálogo...onde será que sua vida vai dar?

    ResponderExcluir
  2. Gostei....Pessoa desassossega nossa alma e como!

    Paco, desassossegado, sempre...

    ResponderExcluir
  3. Nasceu no mesmo dia que eu??!!
    Só poderia ser gente boa..rsrsrsr
    Meg

    ResponderExcluir